3 Objetivos da Verdadeira Educação Cristã

Escolha agora » Básico em Teologia | Mestre em Teologia | Doutor em Teologia

Quando falamos de objetivos educacionais, temos em mente um certo desempenho esperado daqueles que ensinamos. Dito em outras palavras, onde queremos chegar? O que desejamos que nossos alunos sejam no futuro como fruto de nosso ensino?

Para responder a esta questão, é importante estabelecermos estes objetivos fundamentados na conhecida tríade do comportamento humano: CONHECER, SER e FAZER.

Conhecer

Este aspecto intelectual (notitia) ou cognitivo, se refere a como as pessoas reconhecem as coisas e pensam sobre elas. Jesus disse: “Amarás o Senhor , teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento…” (Mateus 22.37).

A Bíblia deixa bem explícito que há uma relação direta entre como pensamos e como agimos. Paulo descreve os inimigos da cruz de Cristo como aqueles que “só se preocupam com as coisas terrenas” (Filipenses 3.19), em oposição aos crentes, os quais devem pensar nas coisas lá do alto “e não nas que são daqui da terra” (Colossenses 3.2).

Esta mesma relação é feita pelo apóstolo, em Romanos 12.2 quando diz: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

O sentido literal do que Paulo diz é: “renove a mente, pois ela moldará o comportamento, fazendo-o experimentar a vontade de Deus.” Portanto, se a maturidade cristã é moldada pela maneira como pensamos, deve ser um de nossos objetivos educacionais levar nossos ouvintes a conhecerem corretamente a Deus e a maneira como ele quer que nos comportemos.

Precisamos trabalhar para o crescimento intelectual (cognitivo) de nossos alunos. Precisamos ensiná-los a pensar teologicamente, conhecer as verdades bíblicas e refletir nos conceitos (categorias) bíblicos e teológicos. Conhecer a verdade é conhecer o alicerce sobre o qual se erguerá o edifício da fé cristã.

Sem um bom alicerce, o edifício será frágil. Sem um bom conhecimento bíblico, teremos um crente frágil. Se é verdade que a mente molda o coração e a vontade, então é imperativo que os cristãos aprendam a pensar sobre a verdade.

Uma Educação Cristã eficaz molda os alunos a conhecerem a verdade e a pensarem com a verdade, para que seus comportamentos sejam moldados pela verdade. Em Cristo, o homem antes rebelde, encontra sua plena satisfação em Deus.

A Educação Cristã deve ser cristocêntrica procurando capacitar as pessoas a conhecer através da Palavra, a pessoa de Cristo e crescer nele. Por isto, o educador cristão tem a responsabilidade de ajudar as pessoas a lidar pessoal e corporativamente, com as implicações do Senhorio de Jesus.

Fazer

É tarefa da Educação Cristã ajudar as pessoas a pensarem corretamente sobre Deus, contudo, não queremos que nossos ouvintes, alunos ou nossas ovelhas tenham uma fé meramente intelectual. O próprio Jesus Cristo afirmou: “Por que me chamais Senhor, Senhor, se não fazeis o que vos mando?” (Lucas 6.46).

Observe que Jesus critica uma fé que se limita ao aspecto cognitivo. A Teologia, ou seja, aquilo que conhecemos a respeito de Deus não pode estar divorciado das nossas experiências de vida.

Não é suficiente conhecer o conteúdo da verdade, precisamos aplicar este conteúdo em nosso dia a dia. Jesus em João 13.17 afirmou: “Se sabeis (CONHECER) estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes (FAZER)”.

Saber e fazer, um binômio inseparável. Esta é uma excelência educacional que devemos almejar alcançar. Devemos ter como objetivo promover uma educação que leve ao aprendizado prático da verdade conhecida.

Maturidade Cristã significa viver a verdade nas diversas situações da vida. Tiago nos exorta dizendo que a fé (CONHECER) sem obras (FAZER) é morta. Não resta dúvida, de que a Educação Cristã é um processo em aprender a viver. Sem prática não há aprendizagem.

✢ ✢ ✢

Você deseja interpretar, entender e memorizar melhor a Bíblia Sagrada?
CLIQUE AQUI e BAIXE GRÁTIS o nosso Guia Prático Para Estudar a Bíblia!

✢ ✢ ✢

E se não há aprendizagem, não há educação.

“Detesto qualquer informação que é dada, que aumenta minha instrução, mas não muda minha atividade” (Goethe).

Ser

Afirmamos que o CONHECER não pode estar divorciado do FAZER, senão, o saber se transforma numa ortodoxia morta. Mas é verdade, também, que o FAZER sem o CONHECER pode se transformar numa mera religiosidade vazia, pois sabemos ser possível fazer a coisa certa sem ter qualquer relacionamento com Deus. Daí a necessidade de uma terceira excelência a ser buscada.

Para uma Educação Cristã eficaz é imprescindível educar o aluno a SER. Nosso desejo e desafio é conduzir as pessoas à maturidade cristã, e esta é resultado de uma experiência prática que tem como conteúdo a Palavra de Deus. Contudo, o fazer não deve ser uma mera repetição do conhecimento adquirido, mas sim, fruto de uma transformação do coração.

Faço (FAZER), não apenas porque sei (CONHECER), mas porque sou (SER) assim.

Mais uma vez o texto de Mateus 22.37 nos é útil: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração (SER), de toda a tua alma/força (FAZER) e de todo a tua mente (CONHECER)”.

Quando falamos em educar o aluno para ele SER, estamos fazendo referência ao conceito bíblico de coração. Conforme o ensino das Escrituras, o coração é o órgão central da personalidade humana (Provérbios 27.19), de onde emanam todas as coisas (Mateus 15.19).

O profeta Jeremias disse que o coração é desesperadamente corrupto (Jeremias 17.9). O coração do homem entregue a si mesmo sempre estará produzindo afeições, emoções e ações desordenadas. As nossas ações são resultado daquilo que somos (Provérbios 4.23).

Em razão disso que em nossa Teologia e Filosofia Educacional, primamos pela educação do ser, ou melhor, do coração.

“Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus… prega a Palavra, insta, quer seja oportuno quer não, corrige, repreende, exorta com toda longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário cercar-se-ão de mestres segundo suas próprias cobiças…e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fabulas” (2 Timóteo 4.1-4).

E você? Deseja tornar-se um expert na área de Educação Cristã, e ser o professor que cativa o coração dos seus alunos e transmite a todos eles o verdadeiro ensino bíblico?

Se você deseja tornar-se um professor na Escola Dominical com muito mais conteúdo e que ministra com muito mais confiança e profundidade sobre os temas da Bíblia e da Teologia, este curso é recomendado para você!

* Colaboração: Miss. Márcio Antonio Brito, aluno do Curso de Teologia.


QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI!

Agora eu gostaria de falar sobre outra questão importante para você!

Neste ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse e de forma sistemática? Que tal você experimentar por 1 mês o mais completo Curso Online de Bacharel em Teologia, através de apostilas e vídeo-aulas... No conforto de seu lar, com linguagem simples, direto em seu computador, tablet ou celular?

Se você deseja um aprofundamento incrível nos assuntos da Bíblia e da Teologia, CLIQUE AQUI e veja como funciona. Oferta Especial de Lançamento... Vagas Limitadas!

Deixe o Seu Comentário...