VOCÊ ESTÁ AQUI → Instituto de Teologia LogosBlog8 Maneiras Proveitosas de Ler e Estudar a Bíblia

8 Maneiras Proveitosas de Ler e Estudar a Bíblia

  

8-maneiras-proveitosas-ler-biblia

Quantas pessoas se propõem a ler a Bíblia, porém, nem sempre com um objetivo claro e direcionado para o seu desenvolvimento e crescimento espiritual. Estas, infelizmente, não alcançarão o que de melhor a mensagem bíblica tem a oferecer: a transformação completa aos moldes de Cristo.

Quando nos propomos a ler a Bíblia apenas para o nosso “crescimento do ego”, as palavras que nos trariam vida e paz em abundância, agora nos trarão espada, morte e a severidade da lei, haja visto a afirmação paulina de que a letra mata, mas o Espírito é o que vivifica, ou seja, ler por ler as Sagradas Escrituras, além de não causar transformação, ainda poderá prejudicar o leitor, não porque a sua mensagem é perigosa, mas porque o mal discernimento das coisas espirituais poderá levar o leitor àos caminhos que até parecem de vida, mas proporcionam fim tráfico: falta de fé, questionamento da soberania e infalibilidade divina, etc.

Para tanto, propomos aqui 8 formas de você ler a sua Bíblia e adquirir tanto o conhecimento de Cristo, quanto o alimento espiritual para a sua alma. Acompanhe comigo!

1. Comece a ler sua Bíblia hoje mesmo. A maneira de se fazer algo – é fazendo; e a maneira de se ler a Bíblia – é realmente lendo-a! Não é meramente querendo, ou desejando, ou decidindo, ou pretendendo, ou pensando sobre isso – assim você só avançará um passo. Você deve de fato ler. Não há um “caminho dourado” para esse assunto, assim como não há para a oração. Se você não sabe ler, convença alguém a lê-la para você. De uma maneira ou de outra, através dos olhos ou ouvidos – as palavras das Escrituras precisam passar pela sua mente.

2. Leia a Bíblia com um desejo profundo de entendê-la. Não pense, nem por um momento, que a grande questão é virar certa quantidade de papel impresso, sem importar se você entende ou não. Algumas pessoas ignorantes parecem imaginar que se eles avançaram tantos capítulos por dia, sua tarefa está feita, apesar de não terem noção sobre o que foi lido. Só sabem que avançaram o marcador de livros algumas páginas para frente. Isso é transformar a leitura da Bíblia em um mero ritual. Guarde isso na sua mente como um princípio geral: uma Bíblia que não é entendida é uma Bíblia que não faz nada em sua vida! Diga a você mesmo constantemente enquanto você lê, “De que se trata tudo isso?”. Busque o significado como um homem busca por ouro.

3. Leia a Bíblia com a fé e humildade de uma criança. Abra seu coração à medida que você abre o livro de Deus e diga: “Fala, Senhor, pois teu servo está ouvindo!”. Decida implicitamente acreditar em qualquer coisa que você encontre lá, não importa o quanto seja contrário aos seus próprios desejos e preconceitos. Decida receber no coração cada afirmação da verdade, quer você goste ou não. Fique atento àquele hábito miserável no qual alguns leitores da Bíblia caem – eles aceitam algumas doutrinas porque gostam delas, e rejeitam outras porque elas os condenam, ou condenam algum parente ou amigo. Dessa forma, a Bíblia é inútil! Somos juízes sobre o que deve estar na Palavra de Deus? Sabemos melhor do que Deus? Guarde em sua mente: você receberá tudo e crerá em tudo, e aquilo que você não for capaz de entender, você aceitará que é verdade mesmo assim. Lembre, quando você ora, você está falando com Deus, e Deus o ouve. Mas lembre também, quando você lê as Escrituras, Deus está falando com você, e você não deve “ordenar”, mas ouvir!

4. Leia a Bíblia com um espírito de obediência e autoaplicação. Sente para estudá-la com uma determinação diária de que você viverá por suas regras, descansará em suas afirmações e agirá de acordo com seus mandamentos. Considere, à medida que navega por cada capítulo. “Como isso afeta meu pensamento e minha conduta diária? O que essa passagem me ensina?”. É um trabalho pobre ler a Bíblia por mera curiosidade e propósitos especulativos para encher sua mente com meras opiniões, porque você não permite que o livro influencie seu coração e sua vida. A Bíblia que é mais bem lida é aquela que é mais praticada!

5. Leia a Bíblia diariamente. Faça com que a leitura e meditação de algum trecho da Palavra de Deus sejam parte do seu dia a dia. Meios particulares de graça são tão necessários diariamente para nossas almas como alimento e vestimenta são para nossos corpos. O pão de ontem não alimentará o trabalhador hoje; e o pão de hoje não alimentará o trabalhador amanhã. Faça como os Israelitas no deserto. Pegue o seu maná fresco a cada manhã. Escolha a parte do dia e os horários. Não atropele sua leitura, apressadamente. Dê a sua Bíblia a melhor e não a pior parte do seu tempo! Mas qualquer que seja o plano que você use, faça da visita ao trono da graça e a Palavra de Deus uma regra da sua vida para todos os dias.

6. Leia toda a Bíblia – e a leia de uma maneira ordenada. Temo que haja muitas partes da Palavra que algumas pessoas nunca lêem. Para dizer o mínimo, isso é um hábito muito presunçoso. “Toda a Escritura é útil” (2 Timóteo 3.16). Esse hábito é o causador da falta de uma visão balanceada da verdade, tão comum hoje em dia. Algumas pessoas lêem a Bíblia como um perpétuo sistema de “mergulhar e pegar”, como aperitivos. Eles parecem desconsiderar a possibilidade de avançar regularmente por todo o Livro.

7. Leia a Bíblia de forma justa e honesta. Decida considerar tudo em seu significado claro, óbvio, e considere com muita suspeita todas as interpretações forçadas. Como uma regra geral, o que um verso da Bíblia parece significar – é o que ele significa! Uma regra bastante valiosa é: “A maneira correta de se interpretar a Escritura é considerá-la como a encontramos, sem nenhuma tentativa de forçá-la a um sistema teológico particular.”

8. Leia a Bíblia com Cristo continuamente em perspectiva. O grande e primário objeto de toda a Escritura é testificar sobre Jesus! As cerimônias do Antigo Testamento são sombras de Cristo. Os juízes do Antigo Testamento são tipos de Cristo. As profecias do Antigo Testamento estão cheias dos sofrimentos de Cristo e de Sua Glória ainda porvir. A primeira e a segunda vinda, a humilhação do Senhor e Seu reino glorioso, Sua cruz e sua coroa brilham intensamente em toda a Bíblia. Segure-se firme nisso, e você lerá a Bíblia corretamente.

Eu poderia facilmente adicionar mais dicas, se mais espaço fosse permitido. Apesar de poucas e curtas, você perceberá que elas são mais proveitosas quando postas em prática.

Se você gostou deste artigo, quero lhe convidar a conhecer nosso Pacotão de Teologia com 5 cursos completos. Os cursos vão do Bacharel ao Doutorado em Teologia + todos os certificados + históricos e credencial de teólogo.

O Que é o Pacotão de Teologia à Distância?

O Pacotão de Teologia à Distância é uma seleção dos melhores cursos de Teologia disponíveis no mercado evangélico, que ensina passo a passo qualquer pessoa comum a desenvolver seu conhecimento bíblico e teológico, de forma completa e rápida.

Ao contrário do que muitos cristãos afirmam, é sim, possível estudar Teologia à distância, no conforto da sua casa e tendo acesso as matérias bíblicas e teológicas mais atuais e aprofundadas, como se estivesse em uma faculdade ou seminário presencial.

Você não vai precisar gastar uma fortuna com um seminário presencial e nem investir muito tempo, pois ao contrário dos seminários presenciais, não determinamos o seu ritmo de estudos. Você estuda na hora e no local que tiver disponível.

Além disso, você terá acesso à conteúdos valiosos que irão te pegar pela mão e guiar você dentro do conhecimento sagrado, mostrando como é simples e fácil conseguir o mesmo resultado que algumas pessoas levam anos para alcançar.

O Pacotão de Teologia Funciona?

Ultimamente muitos irmãos tem entrado em contato conosco querendo saber se os cursos do Pacotão de Teologia geram resultados de verdade, se realmente é ensinado o passo a passo necessário que realmente funciona e que vai ajudar a conseguir o conhecimento bíblico e teológico que eles precisam.

Eu sei que muitos destes irmãos têm razão de terem essas dúvidas, afinal a internet está cheia de cursos e informações superficiais que, no final, não fazem a menor transformação.

Se você pesquisar, existem diversos sites que oferecem cursos teológicos, mais que ainda não conseguem oferecer um material completo e que realmente ajude você, mostrando o caminho mais seguro para o conhecimento que você precisa.

O mais interessante que você vai perceber nestes cursos, é que não importa se você ainda é um leigo nas questões bíblicas e teológicas, pois você vai ter o conhecimento do básico ao avançado, de forma progressiva, rápida e completa.

Mais se você está achando que tudo isso é bom demais para ser verdade, veja estes depoimentos de alunos que já adquiriram nosso curso.

Como Comprar Com Segurança?

Nosso sistema de pagamento é o mais seguro, pois trabalhamos como Hotmart, PagSeguro e Paypal. Estas são as melhores e maiores plataformas de transações financeiras do país.

Enfim, todos os nossos Cursos Teológicos + Certificados de cada curso + Treinamentos extras com certificados (Hebraico, Capelania, Memorização Bíblia, Oratória, Livro de pesquisas teológicas, etc) + Carteira de estudante e Credencial é o que você vai levar ao fazer a sua inscrição no Pacotão de Teologia ainda hoje!

Clique no botão abaixo e faça sua inscrição agora mesmo e adquira o mais completo e excelente conhecimento bíblico e teológico nesta OFERTA ESPECIAL e torne-se um cristão e teólogo aprovado.

Além dessa segurança, você tem a Garantia Incondicional de 30 Dias. Se em 30 dias você achar que esse curso não é para você, basta enviar um E-mail que será devolvido todo o seu dinheiro, sem precisar dar explicação.

E você ainda está com alguma dúvida em relação ao Pacotão de Teologia à Distância? Deixe o seu comentário!



ISSO É INTERESSANTE!



6 Conselhos Para Preparar Uma Boa Pregação Eu sou freqüentemente inquirido por pregadores iniciantes e cristãos que mostram alguma promessa de possuírem um possível “dom” de ensino, sobre q...
8 Erros Comuns na Interpretação da Bíblia – E Como Evitá-los Os cristãos devem estar comprometidos no conhecer e obedecer à Palavra de Deus. É essencial, então, que saibamos como interpretar a Bíblia correta...
O Que é Inerrância Bíblica e Como Prová-la? Inerrância significa que a verdade é transmitida em palavras que, entendidas no sentido em que foram empregadas, entendidas no sentido que realmen...
Como Escolher um Texto para Pregar Freqüentemente torna-se um grande problema escolher um texto para pregar. A razão não é porque faltam textos, mas porque há muitos. Se estudamos a...

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ!

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO!