VOCÊ ESTÁ AQUI → Instituto de Teologia LogosBlogO Espírito Santo e Suas Ações

O Espírito Santo e Suas Ações

  


Antes de você ler este estudo bíblico, responda a uma pergunta rápida: Você quer estudar a Bíblia com mais profundidade, do Gênesis ao Apocalipse, aí no conforto do seu lar, sem pagar mensalidades e direto no seu computador, tablet ou celular? Clique aqui e saiba como!

O Espírito Santo é uma pessoa, assim como o Pai e o Filho. Ele não é maior e nem menor que os dois, mas trabalha com eles numa perfeita e inigualável sintonia. Definitivamente, entre eles não há sobreposição. Sua presença e interação são percebidas em toda a Escritura e isso não pode ser ignorado.

No A.T ele opera de maneira explícita, mas sua pessoalidade está oculta. É impossível especificarmos plenamente que lugar o Espírito Santo ocupava na gradativa teologia judaica, especialmente no período pré-exílico. Entretanto, é no N.T que o Espírito Santo tem sua pessoalidade exposta e compreendida à luz dos ensinos de Cristo. O Espírito Santo age em favor dos santos e ímpios.

Curso Rápido de Teologia Online - Aprenda na Prática!
Aprenda em poucos dias os conceitos e as doutrinas fundamentais da Fé Cristã sem precisar sair do conforto da sua casa. Estude de acordo com o seu tempo disponível. Inscreva-se agora e receba seu curso completo + certificado + bônus exclusivos... COMECE AGORA!

Saiba mais!

Então, vejamos algumas das principais ações executadas pelo Espírito Santo no percurso da humanidade, na igreja e nas pessoas, de forma individual.

Convencendo o Mundo

“E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.” (João 16:8).

Do pecado (gr. ἁμαρτίας, hamartías), que significa agir de modo contrário à vontade e à lei de Deus. Ele é o único capaz de conscientizar o pecador que suas atitudes e postura é uma ofensa a santidade de Deus; da justiça (gr. δικαιοσύνηϛ, dikaiosynēs), que significa fazer o que Deus quer ou exige. O Espírito não só denuncia o pecado, mas também aponta para a justiça. Ele revela ao homem o que pode e o que não pode ser feito; e do juízo (gr. κρίσεωϛ, kriseōs), que significa a ministração da justiça. Ele diz ao pecador o que lhe sobrevirá se o mesmo continuar em sua iniquidade. O ímpio sabe o que lhe aguarda, pois uma das ações do Espírito é indicar-lhe o juízo que está reservado. Todo salvo passou por esse processo quando foi alcançado pela graça salvífica.

Santificando os Eleitos

“Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade; para o que pelo nosso evangelho vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.” (2 Tessalonicenses 2:13,14).

O ato de santificar possui o mesmo significado que tinha no período veterotestamentário – separar e consagrar para Deus. Ele é quem nos dedica ao Senhor nas condições que Deus se agrada.

Habitando no Crente

“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Coríntios 3:16).

O Espírito Santo habita no salvo para assinalar que o mesmo é de propriedade restrita e exclusiva. O homem possui um portal em seu sistema existencial, que permite a interferência e influência de um ser espiritual. Quer queira O homem ou não, Deus ou Satanás poderá influenciá-lo e dominá-lo, Mt 12.43-45.

Testificando a Adoção Divina

“O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” (Romanos 8:16).

Ele confirma que somos filhos de Deus. Nossa filiação é assegurada e preservada por Ele.

O Espírito Santo sempre esteve relacionado com a instauração, manutenção e operação do reino de Deus na história. No A.T ele ungia e capacitava sacerdotes, profetas e juízes. Enquanto no N.T ele está umbilicalmente conectado a Igreja – a representante do reino de Deus. O êxito da igreja está vinculado ao Espírito Santo, pois é ele que nos ajuda e intercede por nós junto ao Pai, conforme Romanos 8.26 que diz: “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”.

Agostinho de Hipona disse: “O Pai é apenas o Pai do Filho, e o Filho apenas o Filho do Pai; o Espírito, entretanto, é o Espírito tanto do Pai como do Filho, unindo-os em um vínculo de amor”.

Professor Hildomark Moreno, Bacharel em Teologia com ênfase em Hermenêutica Bíblica e Grego do Novo Testamento.

Você Quer Aprender da Palavra de Deus Com Mais Profundidade?

O Bacharel em Teologia à Distância é um dos melhores cursos de Teologia Avançada disponível no mercado evangélico, que ensina passo a passo qualquer pessoa comum a desenvolver seu conhecimento bíblico e teológico, de forma completa e rápida.

O mais interessante que você vai perceber neste curso, é que não importa se você ainda é um leigo nas questões bíblicas e teológicas, pois você vai ter o conhecimento do básico ao avançado, de forma progressiva, rápida e completa.

Veja abaixo o que nossos alunos já falaram sobre nossos cursos.

Este Curso Tem Garantia?

Nosso sistema de pagamento é 100% seguro, pois trabalhamos com Hotmart, PagSeguro e Paypal. Estas são as melhores e maiores plataformas de transações financeiras do país, garantindo assim a sua sua segurança durante sua inscrição para adquirir o mais excelente conhecimento bíblico e teológico nesta OFERTA ESPECIAL.

Além dessa segurança, você tem a Garantia Incondicional de 30 Dias. Se em 30 dias você achar que esse curso não é para você, basta enviar um E-mail que será devolvido todo o seu dinheiro, sem precisar dar explicação.



MAIS ESTUDOS BÍBLICOS!



O Que é Inerrância Bíblica e Como Prová-la? Inerrância significa que a verdade é transmitida em palavras que, entendidas no sentido em que foram empregadas, entendidas no sentido que realmen...
Os Métodos, o Caráter e as Habilidades do Apóstolo Paulo Paulo foi um missionário sábio e dedicado. Escolhido por Deus para um ministério específico, a sua vida tem sido exemplo para a igreja no cumprime...
Como Estudar a Bíblia com o Método Analítico Analisar algo é estudá-lo em seus pormenores, detalhe por detalhe, tendo o cuidado de anotar todos os aspectos por menores e mais insignificantes ...
8 Erros Comuns na Interpretação da Bíblia – E Como Evitá-los Os cristãos devem estar comprometidos no conhecer e obedecer à Palavra de Deus. É essencial, então, que saibamos como interpretar a Bíblia correta...

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ!

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO!