Quais São os NOMES de Deus? Descubra Agora!

Escolha agora » Básico em Teologia | Mestre em Teologia | Doutor em Teologia

A parte da Teologia que trata sobre Deus é chamada de Teologia Própria.

Apesar de muitas teorias sobre a não existência e inatividade de Deus, contrariando o que a Bíblia nos mostra, dentre as quais podemos citar o Ateísmo (negação de Deus), o Agnosticismo (não se pode conhecer Deus), o Panteísmo (Deus é tudo em todos), o Deísmo (Deus não pode se revelar à humanidade) e o Materialismo (a única realidade é a matéria), o cristão não deve de forma alguma duvidar da existência e atividade de um Deus que sobre tudo e todos.

É interessante atentarmos para o fato de que a Bíblia não trata da questão da existência de Deus, pois por si só, ela demonstra a existência de um Ser Superior, Todo-Poderoso com capacidade para “produzir” um livro que atravessa séculos, sem tornar-se defasado ou mentiroso: tudo é cumprido à risca e seus ensinamentos valem para os dias atuais tanto quanto para as eras mais remotas da criação do mundo.

Entretanto, que provas podemos ter da existência de Deus? Vejamos alguns trechos bíblicos que dão evidências da existência e atividade de Deus.

  • Deus é espírito (João 4.24; 1 Timóteo 1.17)
  • A pré-existência de Deus (Salmos 90.2; Isaías 43.10,13; Jeremias 10.10; Colossenses 1.17).
  • É o único Deus (Isaías 46.5,9; Jeremias 10.6; Marcos 12.29; Judas 25).
  • A criação efetuada por Deus (Gênesis 1; Jó 33.4; Salmos 19.1; Colossenses 1.16; Apocalipse 4.11).
  • Deus sustenta o universo (Jó 26.7-10; Hebreus 1.3).

Nomes de Deus

Os nomes mais comuns de Deus são El-Elyom (Deus Altíssimo), como em Gênesis 14.18-22, e Elohim (Deus Criador e Providenciador), como em Gênesis 1.1,26 e 3.22.

Outros nomes especiais pelos quais a Bíblia identifica Deus são Avinu Malkenu (Pai Nosso, Rei Nosso – Mateus 6.9,10), Boreh (O Criador – Eclesiastes 12.1), Elohei Avraham, Elohei Yitzchak ve Elohei Ya`aqov (Deus de Abraão, Deus de Isaque e Deus de Jacó – Êxodo 3.6), El ha-Gibbor (Deus Forte – Salmos 18.2), Ha-Kaddosh, Baruch Hu (O Santo, Bendito Ele – Salmos 22.3), Kaddosh Yisrael (Santo de Israel – Isaías 43.14), Melech ha-Melachim (O Rei dos Reis – 1 Timóteo 6.15).

O Pastor Pedro Cardoso Lindoso, no livro Introdução à Teologia Sistemática, acerca dos nomes de Deus escreveu:

“El (singular) ocorre umas 250 vezes, traz a idéias de primeira causa […] Esse uso do hebraico de várias combinações como: El-Eliom (Deus Altíssimo – Gênesis 14.18-22), El-Olam (Deus Eterno – Gênesis 21.33) e El-Shaday (Deus Todo-Poderoso – Gênesis 17.1). As formas singulares Elvah e Elah são usados referindo-se a Deus como objeto de culto. Elohim, ocorre mais de 2000 vezes e sugere o Deus da Criação e da Providência. Traz também a noção da Triunidade (Gênesis 1.1,26; 3.22).”

Títulos Especiais

Deus, também, têm alguns títulos, que não são nomes próprios, mas que O identificam de acordo com as necessidades do seu povo.

✢ ✢ ✢

Você deseja interpretar, entender e memorizar melhor a Bíblia Sagrada?
CLIQUE AQUI e BAIXE GRÁTIS o nosso Guia Prático Para Estudar a Bíblia!

✢ ✢ ✢

  • Iavé-Jirê (O Senhor Provê – Gênesis 22.14).
  • Iavé-Nissi (O Senhor é Minha Bandeira – Êxodo 17.15).
  • Iavé-Mikadisquim (O Senhor Que Santifica – Êxodo 31.13).
  • Iavé-Raah (O Senhor é Meu Pastor – Salmos 23.1).
  • Iavé-Tsidkenu (O Senhor Justiça Nossa – Jeremias 23.6).
  • Iavé-Shalom (O Senhor é Nossa Paz – Juízes 6.24).

Atributos de Deus

Os atributos de Deus são qualidades inerentes à sua pessoa e divindade, sendo que alguns são exclusivos, enquanto outros são comunicáveis aos homens. Alguns dos atributos exclusivos de Deus, ou naturais, são: Eternidade (Gênesis 21.33), Imutabilidade (Salmos 33.11), Espírito (João 4.24), Supremacia (Romanos 11.36), Soberania (Daniel 4.35), Auto-existência (João 5.26), Onisciência (Salmos 147.5), Onipresença (Salmos 139.7-12) e Onipotência (Lucas 1.37).

Alguns dos atributos comunicáveis de Deus, ou morais, são: Bondade (Marcos 10.18; Salmos 23.6), Caridade (1 João 4.8,11,12), Misericórdia e Perdão (Joel 2.13; Mateus 6.12), Verdade (Isaías 65.16; João 4.24), Fidelidade (Hebreus 10.23,35,38), Justiça (Gênesis 18.25; Salmos 23.3; Mateus 5.6; 6.33) e Perfeição e Santidade (Salmos 145.17; 1 Pedro 1.15,16).

O Pastor Donald C. Stamps diz-nos que muitos dos atributos de Deus são comunicáveis aos homens, sendo que, em Deus, esses atributos são infinitamente superiores. Assim como Deus, o homem também pode amar, todavia, ninguém será capaz de amar com a mesma intensidade divina.

“Além disso, devemos ressaltar que a capacidade humana de ter essas características vem do fato de sermos criados à imagem de Deus (Gênesis 1.26,27); noutras palavras, temos a sua semelhança, mas Ele não tem a nossa; i.e., Ele não é como nós” (Bíblia de Estudo Pentecostal).

É importante o cristão compreender que todos os atributos de Deus também são inerentes a Jesus Cristo e ao Espírito Santo.

Para uma compreensão maior de Deus é necessário um estudo mais aprofundado sobre a Trindade Divina, bem como a humanidade-divindade de Jesus Cristo e a atuação do Espírito Santo, pois ao mesmo tempo em que são o mesmo Deus, cada um tem sua parte na execução da comunicação, salvação e aperfeiçoamento do homem, tornando-se necessário a compreensão de cada tarefa da Trindade, para uma melhor compreensão de quem é Deus.

Se você quer aprender mais sobre Deus, a Trindade, sua obra e relação com o homem e o universo, escolha um dos cursos teológicos completos e desenvolva seus métodos sistemáticos de compreender a Bíblia Sagrada.


QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI!

Agora eu gostaria de falar sobre outra questão importante para você!

Neste ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse e de forma sistemática? Que tal você experimentar por 1 mês o mais completo Curso Online de Bacharel em Teologia, através de apostilas e vídeo-aulas... No conforto de seu lar, com linguagem simples, direto em seu computador, tablet ou celular?

Se você deseja um aprofundamento incrível nos assuntos da Bíblia e da Teologia, CLIQUE AQUI e veja como funciona. Oferta Especial de Lançamento... Vagas Limitadas!

Deixe o Seu Comentário...