A Fórmula Simples Para Uma Pregação Eficaz

A Fórmula Simples Para Uma Pregação Eficaz

Você já parou para pensar como é maravilhoso que um Deus todo-poderoso que trouxe o mundo à existência fale com este mesmo mundo através de um livro?

E você já pensou qual a importância do seu papel como pregador da Palavra de Deus, ou seja, de ser um dos responsáveis por entender a Palavra desse Deus todo-poderoso e transmiti-la às pessoas do mundo criado por Ele?

Que graça! Se você não fica maravilhado com isso, posso lhe dizer que a pregação não é para você.

Todo pregador que transmite uma mensagem impactante é alguém que tem uma convicção fascinante de que a Bíblia é a comunicação direta e pessoal de Deus ao seu povo. E isso é a fonte de uma pregação eficaz.

De fato, o homem que atende a um chamado para pregar assume uma enorme responsabilidade que deve ser atada ao temor sagrado. Não é algo que devemos entrar casualmente.

A Pregação não é um jogo!

A pregação é um assunto sério. Não é um jogo.

Quantos irmãos estão mais preocupados em tornar-se um pregador melhor do que os outros. Sim, você pode desejar tornar-se cada vez mais um pregador melhor.

Mas, isso não é um jogo. Você está em uma batalha, não em um jogo. E nesta batalha, não interessa quem tem o melhor estilo de luta; o que realmente importa é se você luta; se você está disposto a lutar continuamente.

A pregação é algo sério, pois ela deve realmente ajudar as pessoas. Mas, a pregação que não é desenvolvida a partir da sabedoria bíblica, da exegese fiel e da habilidade homilética pode causar danos profundos. Estes danos podem ser tanto em você quanto nos seus ouvintes.

Por isso, antes de falar sobre as idéias expostas na Palavra de Deus, você precisa aprender como fazer o que foi chamado para fazer.

Primeiro você. Depois o ouvinte!

Apesar de tudo o que você leu até agora ser verdade, a pregação não é algo complexo.

É claro que existem vários fatores a considerar quando se pensa sobre o que dizer e como dizer em uma pregação, mas gostaria de lhe informar que toda pregação bíblica fiel compartilha uma característica em comum.

A pregação eficaz sempre flui do coração de um homem que viu e entendeu grandes verdades da Bíblia, aplicou em sua própria vida com prazer e agora está diante do povo para compartilhar o aprendizado.

A pregação fiel pode ser muito mais do que isso, mas não deveria ser menos.

Se toda grande pregação é o resultado de ver coisas maravilhosas na Bíblia, então preparar-se para pregar deveria ser um processo relativamente simples, correto?

Basicamente, pregar é simples, embora seja intelectualmente difícil. Se você quiser pregar bem e com segurança – de uma maneira que ajude seus ouvintes em vez de prejudicá-los – você deve ler, orar, estudar e refletir sobre as Escrituras até que elas avivem. Você precisa ver, pelo poder do Espírito, o que Deus disse.

Então, aqui está a primeira parte da sua pregação: depois de ter meditado na Bíblia e ter encontrado e entendido verdades gloriosas, agora você deve reservar um tempo para pensar em como contar aos outros o que Deus lhe mostrou e como isso se aplica à vida deles.

Como obter o entendimento e a visão da Bíblia para a sua pregação?

De forma sucinta, podemos definir assim…

O entendimento é a compreensão do texto que você escolheu para transmitir aos seus ouvintes. O texto precisa ser compreendido em sua profundidade, com clareza e de modo objetivo.

E essa compreensão, como já foi dito anteriormente, não é apenas no nível da racionalização e dos conceitos humanos; mas, no nível e de acordo com os conceitos divinos, bíblicos e cristãos universais.

Para isso, é necessário que o pregador tenha conhecimentos das doutrinas cristãs, pois é a partir delas que a compreensão dos textos bíblicos tornam-se muito mais claros e adquirem significados expressivos para a pregação.

Se você deseja adquirir este entendimento profundo e claro para transmitir em suas pregações…

Se você deseja desenvolver ainda mais as suas habilidades homiléticas para transmitir muito melhor a mensagem aos seus ouvintes…

Se você deseja fornecer aos seus ouvintes as informações suficientes e necessárias para que eles também possam crescer em Cristo de forma frutífera…

…nós lhe recomendamos o curso 100% online de Bacharel em Teologia, com conteúdo bíblico, teológico e ministerial avançado. Você vai adquirir o conhecimento bíblico e teológico, bem como as estratégias e habilidades necessárias para tornar-se um pregador que toca os corações.

Lembre-se do objetivo!

Agora, você precisa estar continuamente atento ao que a pregação deve alcançar. O que importa, no final das contas, é o objetivo que você mira.

Mesmo que seu estilo de pregação ainda não seja excelente; ou se você ainda não compreende a Bíblia com tanta profundidade; ou se você ainda não consiga transmitir a palavra como você gostaria…

O que importa é o objetivo da sua pregação.

Porque você prega? O que você está pregando? Qual o alvo da sua pregação? Qual o resultado da sua pregação?

O cristão só entende com clareza o motivo, o conteúdo, o alvo e o resultado da pregação eficaz quando ele conhecer com profundidade a Palavra de Deus e compreender, de verdade, o bem da salvação e o mal do pecado.

Finalmente, lembre-se: a pregação é pesada. Você precisará trabalhar muito para pregar bem. Mas antes que você fique atolado nos detalhes, antes de começar a traçar argumentos e ler comentários, certifique-se de já conhecer as doutrinas cristãs e ter uma ideia clara do que você realmente está fazendo.

Então, pregador, vá para a palavra de Deus. Estude. Entenda. Pegue a visão. Desenvolva suas pregações. Exponha Cristo aos pecadores. Abençoe vidas.



Você quer aprender mais sobre este assunto?

Você deseja aprofundar-se ainda mais neste assunto e crescer no conhecimento bíblico, teológico e ministerial com bastante profundidade - e de forma muito rápida?

Então aproveite HOJE esta oferta especial que liberamos exclusivamente para você alcançar seu sonho de entender a Bíblia e a Teologia com muito mais profundidade e obter mais autoridade e reconhecimento ministerial.

Se você deseja tornar-se um pastor, líder, pregador, missionário, teólogo, escritor, palestrante, professor da EBD e obreiro cristão com um ministério aprovado e reconhecido, você precisa conhecer agora o novo Curso Avançado de Teologia - ÚLTIMAS VAGAS COM DESCONTO ESPECIAL + BÔNUS!


Eu Quero ser Avançado em Teologia!

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.