Cursos Reconhecidos

Internacionalmente

Formação Completa

Do Básico ao Doutorado

Nosso Whatsapp

(99) 99215-6030

Título

Autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et dolore feugait

Receba o Nosso Livro Grátis de Teologia!

Saiba mais sobre a Bíblia, Jesus Cristo, Pecado, Salvação, Escatologia...

A importância da Teologia para uma Vida Cristã Equilibrada

Bacharel em Teologia | Doutor em Teologia | Mestre em Teologia | Básico em Teologia

É comum ouvirmos pregadores, líderes, professores e até teólogos falarem como se a fé fosse inimiga da razão, da Teologia… Afinal, em nosso relacionamento com Deus, o que importa mesmo é a fé. A razão é “obra do diabo” em nós.

Talvez, por conta disso, estamos vivenciando um período com tantas barbaridades religiosas em nosso meio. A grande maioria dos cristãos não têm os fundamentos lógicos e teológicos claros e fortes o suficiente para aplicarem a boa e equilibrada interpretação bíblica no combate a tais movimentos.

Quando Deus fala a Josué (Josué 1.7-9) ou quando Paulo alerta os cristãos acerca do culto racional (Romanos 12:1), há claramente elementos da fé e da razão no processo. Isso é muito mais evidente, quando Pedro (1 Pedro 3:15) nos responsabiliza tanto pela nossa fé em Cristo quanto pela respostas racionais que damos acerca da nossa fé em Cristo.

Os textos supracitados evidenciam a necessidade de estudarmos e compreendermos a Teologia expressa na Sagrada Escritura para que possamos servir a Deus, de modo adequado e conforme ele mesmo prescreveu em sua Palavra.

Mas, então, o que é Teologia?

A palavra Teologia é origina dos vocábulos gregos theos e logos, que tanto indicam palavra, quanto ação ou sistema em relação à divindade.

E é importante observamos que a aplicação aos estudos teológicos exigem que tenhamos conhecimento (palavra) sobre Deus, mas também, saibamos explicá-lo (sistema, ciência) e, principalmente, tenhamos atitudes (ação) em relação a Deus.

São esses os objetivos mais fundamentais de um estudo teológico sério, equilibrado e com profundidade. Levar o cristão a tornar-se conhecedor e praticante da Palavra de Deus.

Entretanto, é preciso esclarecer que a teologia não estuda a Deus em sua essência, mas a revelação que ele fez de si mesmo nas Sagradas Escrituras, bem como inquire suas obras e ações em relação às suas criaturas.

Embora pareça um tanto presunçoso, dizer que a teologia realiza estudos sobre Deus, ela não parte da mera elucubração humana, mas da premissa básica de que Deus revela a si mesmo, através da sua Palavra.

Outrossim, a teologia estuda a autorrevelação de Deus, ou seja, a Teologia Cristã não é um amontoado de pensamentos dos teólogos sobre Deus, mas antes é uma teologia formulada com base na revelação divina, que busca conhecer o que Deus de si mesmo revelou a nós.

Partindo dessa premissa, entendemos que a tarefa do estudante da teologia é conhecer aquilo que Deus disse de si mesmo na sua revelação especial, mediante a pesquisa das Santas Escrituras e da revelação da criação, também conhecida como revelação geral.

No estudo da teologia, não se deve eliminar a opinião dos teólogos na História, pois esta é a maneira de Deus mostrar como conduziu o pensamento dos cristãos durante os séculos. Não podemos ignorar o que eles pensaram, inclusive para não incorrermos nos mesmos erros que alguns deles cometeram.

Qual a importância da Teologia para a Igreja?

Infelizmente encontramos em algumas igrejas, pessoas que afirmam que “precisamos de Jesus e não de teologia”. Tais indivíduos afirmam erroneamente que “estudar teologia é pôr a Bíblia dentro de uma caixinha”.

Isso é totalmente distorcido e está muito distante da verdade, pois a teologia é como uma lente de aumento, com a qual olhamos para o Texto Sagrado. Assim, como ressalta Alister McGrath: “a teologia não é — e não foi feita para ser — substituta das Escrituras. Em vez disso, trata-se de auxílio para aprender sobre elas. Como um par de lentes, põe foco no texto das Escrituras, permitindo que atentemos para o que talvez passasse despercebido. A doutrina está sempre subordinada às Escrituras; é sempre sua serva, nunca mestra”.

Não obstante haverem opositores à teologia, ressaltamos sua importância para a igreja de Cristo, em todos os tempos e épocas, especialmente para os dias atuais, quando tantos falam e agem em nome de Deus sem terem um conhecimento real de sua pessoa.

A verdadeira teologia, parte das Sagradas Escrituras e produz no homem um profundo desejo de conhecer a Deus e com ele se relacionar. João Calvino diz que o conhecimento de Deus nos deve levar, em primeiro lugar, ao temor e à reverência; segundo, buscarmos nEle todo o bem e, recebendo este bem, darmos o total crédito para Ele.

Como a Teologia é aplicada em nossa vida diária?

Uma questão importante a ser considerada é como a teologia pode ser aplicada na vida diária, pois não há sentido em se aprender ou fazer teologia se esta não influenciar de forma prática a vida daquele que com ela se envolve.

Alguém afirmou com sabedoria que “vida cristã é a teologia colocada em prática”. O que aprendemos acerca de Deus e de sua vontade, precisa ser colocado em prática ou não fará sentido. Alguém que ouve que deve amar ao próximo e não ama, na verdade não aprendeu nada.

Vejamos, então, como a teologia pode influenciar em nossa vida e espiritualidade cristã.

Em Bibliologia conhecemos sobre a inspiração e autoridade da Bíblia. O estudo e compreensão deste assunto deve gerar no coração dos servos de Deus, confiança e amor pela Sagrada Escritura, visto a mesma não proceder de homens, mas do próprio Deus.

Em Soteriologia, são analisados aspectos como regeneração, fé salvadora e predestinação. O estudo deste último, certamente fortalecerá no coração dos servos de Deus, um profundo sentimento de gratidão e dependência do Deus que regenera, chama e salva.

Em Hamartiologia, tratamos do maior e mais devastador de todos os males, o pecado. Ao estudar este assunto, o servo de Deus deve sentir-se impelido a buscar a graça Divina, reconhecendo sua miséria e seu estado de total incapacidade de salvar a si mesmo.

Em Eclesiologia, é discutida a autoridade e o poder da igreja, as marcas da verdadeira igreja, os meios de graça, dentre outros. No estudo desta matéria, o cristão é desafiado a cuidar e amar mais o organismo que a organização, sabendo que foi pelo “corpo, organismo” e não pela “instituição” que Cristo deu sua vida.

Em Cristologia, são examinados aspectos como as duas naturezas de Cristo (divina e humana) e seu tríplice ofício (profeta, sacerdote e rei). Assuntos que devem gerar no coração dos filhos de Deus, a certeza de que em Cristo, somos mais que vencedores.

Em Pneumatologia, tratamos da pessoa do Espirito Santo. Aquele que é o originador da nova vida, regenerando o pecador embrutecido pelo pecado; o Consolador prometido; o intercessor dos crentes em Jesus. Ao estudar sobre sua pessoa e obra do Espirito Santo, os filhos de Deus são levados a abandonar sua autossuficiência, creditando ao Espirito a dinâmica da vida cristã e a sua própria perseverança na fé.

E, também, não podemos esquecer da Escatologia, onde conhecemos todo o plano de Deus para redenção final dos salvos, condenação dos ímpios e restauração do seu Reino Céu-Terra. Estudar Escatologia reaviva em nós a nossa viva esperança e a certeza da aparição de nosso Senhor Jesus Cristo.

Você observou que cada um destes temas consegue atingir não apenas o nosso intelecto, mas também a nossa vida cristã prática.

O teólogo brasieiro Dr. Heber Carlos diz que “tudo o que estudarmos em teologia estará associado à nossa concepção de Deus. O que cremos sobre Deus determinará os nossos padrões de moralidade, porque a Palavra de Deus é o padrão da moralidade. Tudo o que viermos a saber sobre Deus determinará todos os outros relacionamentos nos vários campos da teologia”.

Você deseja aprender mais da Bíblia?

Não sei se você tem dificuldades para entender a Bíblia com profundidade. Eu já tive muita dificuldade e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não desanimei.

E como está o seu nível de compreensão da Palavra de Deus? Está abaixo do que você acredita ser o ideal? Que tal entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta?

Se você deseja estar acima da média e destacar-se como um pastor, líder, professor da EBD e obreiro qualificado, clique aqui agora e pegue seu Curso de Teologia Avançado!

COMENTE AQUI...

...OU COMENTE AQUI!

2 comentários

DaviPublicado em 4:44 pm - out 7, 2018

boa tarde, gostei desses esclarecimentos , pois assim derruba qualquer opinião contraria. só mesmo conhecendo e prosseguindo em conhecer, esse é o grande detalhe da teologia…

  Responda

Mase CesarPublicado em 8:32 am - out 12, 2018

Eu tenho interesse de ter mais conhecimentos. E fico grata em ter oportunidacdes de participar e aprender mais.

  Responda