Como Funciona a Capelania Escolar?

Como Funciona a Capelania Escolar?

A capelania escolar é um tema pouco pesquisado no Brasil. Apesar de ser uma área vasta e com muito potencial de abrangência, contudo a literatura escrita a respeito é bastante escassa. As bibliografias encontradas atualmente acabam focando duas áreas mais exploradas, como a capelania militar e a capelania hospitalar. Já a capelania escolar quase não é pesquisada em nosso país, apesar da existência de instituições de ensino centenárias que desde sua fundação têm utilizado essa ferramenta ainda que informalmente.

Essa é uma das grandes dificuldades encontradas nos documentos históricos dos colégios confessionais ao se buscar a atuação dos primeiros capelães. A despeito de todas terem uma atuação plena de capelania, a maioria das escolas não registra esses feitos com o mesmo termo usado na atualidade.

A Capelania Escolar

Entende-se por “capelania escolar” ou “capelania educacional”, o ramo da capelania voltada para a ação pastoral dentro das escolas ou instituições de ensino (creches, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, cursinhos, EJA e universidades).

Podemos definir capelania como: “Um serviço de apoio e assistência espiritual comprometida com a visão da integralidade do ser humano (corpo, emoções, intelecto, espírito)”. Sua função é a de orientar e encorajar nos momentos de crise, reavivando a fé e a esperança de quem necessite, fazendo-se presente nos momentos de crises da vida, compartilhadas no aconselhamento pastoral, nas visitas aos hospitais, consolando e trazendo alento nos velórios.

Público -Alvo da Capelania

A capelania escolar possui um público-alvo variado, que parte dos alunos e seus familiares ou responsáveis diretos até os colaboradores do corpo docente e administrativo; enfim, todos os que se envolvem ou são envolvidos no processo educativo e que estejam passando por conflitos nas esferas pessoal e familiar.

A atuação mais comum no ambiente escolar desempenhada pela capelania é:

  • Cultos com alunos;
  • Aulas de ensino religioso ou educação cristã;
  • Aconselhamento pastoral;
  • Presença nos velórios e sepultamentos;
  • Cultos especiais, devocionais setoriais e nas formaturas;
  • Visitação a enfermos em hospitais e nos lares;
  • Avaliação de material didático;
  • Distribuição de literatura confessional;
  • Palestras que ofereçam assuntos relevantes com orientação bíblica envolvendo alunos, pais e professores;
  • Incentivo e acompanhamento de grupos de oração e devocionais de alunos e de funcionários;
  • Assistência social e o incentivo aos trabalhos voluntários e filantrópicos.

A capelania escolar evidenciou-se em muitas das escolas confessionais evangélicas no Brasil. Essas escolas foram organizadas no século XIX, sendo que muitas delas tinham a finalidade principal de evangelizar, para isso eram necessárias à alfabetização e a educação do povo. Entre os batistas, presbiterianos e metodistas, surgiram os grandes colégios, fundados por missionários norteamericanos que vieram para o Brasil. Paralelamente ao trabalho educativo, os pastores realizavam o aconselhamento pastoral e a evangelização, ensaiando os primeiros modelos de capelania escolar.

Desafios da Capelania Escolar

Apesar de muitas escolas de origem protestante ainda permanecerem firmes no cenário educacional brasileiro e a cada dia surgirem mais escolas evangélicas novas, o oferecimento de serviços de capelania parece encolher ou ser menos presente a cada década. Não obstante, aumenta a sua necessidade e crescem os desafios que as escolas enfrentam, aos quais a capelania poderia ajudar em muito como suporte ou em sua solução.

Segundo a ABIEE (Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas), cerca de 60% dos alunos matriculados nas escolas confessionais evangélicas não são evangélicos.

Atualmente, tem sido colocada sobre a capelania uma grande expectativa, a de buscar caminhos para lidar adequadamente com as crises familiares, institucionais e sociais que todos estão sofrendo. Cabe à capelania trilhar caminhos que influenciem o ambiente escolar para lidar com a expectativa que as famílias estão colocando sobre as escolas confessionais, ciente, de que a expectativa superará as condições e as possibilidades do serviço que os profissionais capelães podem oferecer.

No entanto, infelizmente: “As escolas cristãs não estão cumprindo o aspecto de sua missão evangelizadora e pastoral, que estava na gênese de sua criação e no sonho dos pioneiros que as fundaram, e que as diferenciavam das outras escolas seculares”.

O serviço de capelania, em uma escola confessional, contribui de forma decisiva na identificação da mesma, pois sua existência revela que o discurso da confessionalidade não se restringe a uma fundamentação teórica, ou a uma simples ligação institucional ou denominacional. Mas revela que sua prática em favor dos necessitados concretiza sua fé por meio de atos solidários para com os que sofrem e em ações que refletem sua cosmovisão cristã.

Recomendamos, portanto, que os que assim procedem façam o quanto antes um bom Curso, ainda que à distância, para aprimorarem o seu conhecimento e dar sentido às suas experiências.

Por isso, estamos disponibilizando o CURSO DE CAPELANIA completo TOTALMENTE GRÁTIS, para quem adquirir agora qualquer um dos nossos cursos de Teologia.



Você quer aprender mais sobre este assunto?

Você deseja aprofundar-se ainda mais neste assunto e crescer no conhecimento bíblico, teológico e ministerial com bastante profundidade - e de forma muito rápida?

Então aproveite HOJE esta oferta especial que liberamos exclusivamente para você alcançar seu sonho de entender a Bíblia e a Teologia com muito mais profundidade e obter mais autoridade e reconhecimento ministerial.

Se você deseja tornar-se um pastor, líder, pregador, missionário, teólogo, escritor, palestrante, professor da EBD e obreiro cristão com um ministério aprovado e reconhecido, você precisa conhecer agora o novo Curso Avançado de Teologia - ÚLTIMAS VAGAS COM DESCONTO ESPECIAL + BÔNUS!


Eu Quero ser Avançado em Teologia!

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.