Cursos Reconhecidos

Internacionalmente

Formação Completa

Do Básico ao Doutorado

Nosso Whatsapp

(99) 99215-6030

Título

Autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et dolore feugait

Receba o Nosso Livro Grátis de Teologia!

Saiba mais sobre a Bíblia, Jesus Cristo, Pecado, Salvação, Escatologia...

5 Motivos Para Estudar a Bíblia Exegeticamente

Bacharel em Teologia | Doutor em Teologia | Mestre em Teologia | Básico em Teologia

George Muller foi um evangelista e missionário inglês. Notável por sua fé na providência de Deus e pela sua obra às crianças desamparadas. Cuidou de 10.024 órfãos durante a sua vida e explorou com grande fé e entusiasmo a vida interior, fé e oração. Isso é o que nós lembramos dele.

Mas, Muller também foi um excelente teólogo e suas palavras ainda hoje nos surpreendem:

“Qual é a comida do homem interior? Não é a oração, mas a Palavra de Deus; e… não a simples leitura da Palavra de Deus, de modo que ela apenas passe através de nossas mentes, assim como a água corre através de um tubo, mas considerando o que lemos, ponderando sobre isso, e aplicando-a em nossos corações.”

O estudo bíblico não é um passeio casual através de um livro ou uma oportunidade para pesquisarmos vários textos bíblicos que nos ajudem a encontrar mensagens que se ajustem às nossas próprias crenças e desejos pessoais.

Estudar a Bíblia é um mergulho na voz, nos planos e na providência de Deus. É uma expedição viva que muda o leitor que se aplica a ouvir, meditar, pesquisar e aplicar.

Mas, por que estudar a Bíblia desta forma? Quais os reais benefícios do estudo aprofundado da Palavra de Deus?

Aqui estão cinco benefícios para uma estratégia exegética de estudo da Bíblia.

1 – Obter uma visão mais ampla do contexto

O que nós vemos acontecer hoje não é novidade. Desde há muito tempo, muitos estudantes da Bíblia, focam em microtextos bíblicos e criam suas “grandes e absolutas verdades”.

Historicamente, sempre houveram certos grupos de cristãos infelizes que se concentraram em um capítulo ou mesmo em um versículo da Bíblia para desenvolver sua visão de mundo. Esses esforços pervertem o significado da Escritura porque ela ignora o cânon em favor de uma nuance particular encontrada em uma parte específica.

Porém, o segredo do bom estudante é quando você olha para o quadro maior, a história maior. É assim que a Bíblia fica interessante!

Sim, nós vemos fragmentos da verdade nos detalhes, mas nada pode ser comparado ao mosaico completo da Palavra quando vemos a progressão da Escritura.

2 – Descobrir o que Deus quer dizer; e não o que você gostaria de ouvir

O estudo bíblico exegético começa com as mãos vazias e abertas a Deus. Nós precisamos nos aproximar de Deus com uma atitude constante de desapego ao que nós mesmos acreditamos ser a verdade.

A razão é que “nossas verdades”, grande parte das vezes estão viciadas pelos problemas, aflições, decepções, (pré-)conceitos, etc.

Quando temos a constante atitude de dizer: “Senhor, eu vou me aprofundar, ler com os olhos e coração abertos e permitir que você fale a verdade. Eu colocarei minhas convicções pessoais de lado e vestirei a armadura completa, esperando que Tu abales a minha fundação”.

3 – Aprender as Escrituras e aplicar corretamente

A maioria das pessoas, quando pensam em Teologia, visualiza graus exigentes, mistérios da revelação divina e enigmas complicados que precisam ser decifrados. Mas a verdade da Palavra de Deus é muito mais simples do que alguns dizem ser.

Soren Kierkegaard, um dos grandes filósofos e teólogos dinamarqueses, argumenta:

“O assunto é bem simples. A Bíblia é muito fácil de entender. Mas nós, cristãos, somos um bando de vigaristas intrigantes. Nós fingimos ser incapazes de entendê-la porque sabemos muito bem que no minuto em que a entendemos, somos obrigados a agir de acordo.”

Qual tem sido a sua atitude diante disto? Tem se eximido dos estudos, ou aplica-se à entender a vontade de Deus para praticá-la?

4 – Aproveitar a diversidade de gêneros e estilos

Ao contrário de um livro didático preenchido com códigos, fórmulas e teoremas, Deus nos deu um livro de histórias, poemas, metáforas, ditos, mandamentos, lamentos e revelações proféticas.

Através do estudo exegético das Escrituras, o brilho e a clareza da história de Deus ganham vida com dinamismo e profundidade surpreendente. Respiramos profundamente a verdade do caráter de Deus e o poder de sua graça. É uma mensagem unificada contada em vários métodos e estilos. Até os quatro Evangelhos se misturam; contando a mesma história, mas de forma diferente.

O Evangelho de João é poético e associa-se a símbolos e progressões intencionais. Evangelho de Lucas, a voz gentia com uma visão de humanidade sofredora e aqueles perdidos nas margens da sociedade. O relato ordeiro de Lucas é muito diferente do Evangelho de Marcos, que é muito focado na ação rápida do ministério de Cristo.

5 – Entender que as descobertas orgânicas são grandes incentivos a continuar estudando

É ótimo aproveitar a sabedoria e a inspiração de Antônio Gilberto, Augustus Nicodemus, Calvino, Tim Keller, Abraão de Almeida, Strong e tantos outros escritores incríveis. Mas, é muito melhor nós descobrirmos algumas verdades da Bíblia Sagrada a partir das nossas próprias necessidades. Isto é particularmente importante para nós, pois descobrimos que as verdades da Palavra de Deus sobre a variedade local geralmente têm uma impressão maior e mais pessoal em minha vida.

Eu acredito que você vai concordar.

Há momentos em que você descobre algo tão relevante para a sua própria vida ou que pode ser aplicado na vida de seus amigos e irmãos, que você não consegue ficar sem compartilhar isso com eles.

Isso lhe traz à vida e lhe deixa maravilhado ao perceber de uma maneira tão íntima que é o Espírito Santo em ação, atuando na sua mente, durante os seus estudos bíblicos?

Certamente, interpretar exegeticamente as Escrituras é desvendar a mensagem e o mistério de todo o conselho de Deus, entrando na mensagem e vendo onde isso leva você. Você pode não saber quando começar, mas seu destino é sempre maravilhoso e bonito.

Você deseja aprender mais da Bíblia?

Não sei se você tem dificuldades para entender a Bíblia com profundidade. Eu já tive muita dificuldade e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não desanimei.

E como está o seu nível de compreensão da Palavra de Deus? Está abaixo do que você acredita ser o ideal? Que tal entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta?

Se você deseja estar acima da média e destacar-se como um pastor, líder, professor da EBD e obreiro qualificado, clique aqui agora e pegue seu Curso de Teologia Avançado!



LEIA ISSO TAMBÉM!

Quantas pessoas se propõem a ler a Bíblia, porém, nem sempre com um objetivo claro
O estudo da Teologia é algo de extrema importância para qualquer cristão. Na verdade, qualquer
É comum ouvirmos pregadores, líderes, professores e até teólogos falarem como se a fé fosse

COMENTE AQUI...

...OU COMENTE AQUI!

2 comentários

Rúbia B XavierPublicado em 11:05 pm - nov 20, 2018

O mundo está muito distante da religião verdafeira. Cada dia mais ausente do 1/4 do primeiro mandamento que Deus nos deu que é Amar a Deus acima de
Todas as coisa….

  Responda

    institutologosPublicado em 12:00 am - nov 21, 2018

    Realmente, irmã Rúbia!
    E a única forma possível de nos aproximarmos de Deus é através de Jesus Cristo, seu filho, que é anunciado nas páginas da Bíblia Sagrada.

    Por isso, precisamos cada vez mais de nos aplicarmos nos estudos da Bíblia, pois ela é a nossa luz.

      Responda