Qual a Importância do Pentateuco Para a Bíblia?

Qual a Importância do Pentateuco Para a Bíblia?

O Pentateuco é tremendamente importante em todos os aspectos possíveis, por exemplo no âmbito da criação do cosmos, da história da humanidade, da religiosidade e suas práticas.

Cosmicamente, o Genesis está sozinho na literatura antiga. Um contraste entre o relato da criação de Gênesis e o do “conto da criação” babilônica é revelador. Merrill Unger observa:

“Por inspiração, o autor do Pentateuco tem o segredo que os escritores politeístas da antiga Mesopotâmia buscaram cegamente, o princípio unificador do universo. Em uma era grosseiramente ignorante dos primeiros princípios de causação, Gênesis se destaca ainda mais como uma revelação divina … A Bíblia só revela que o universo existe porque Deus o criou e o trouxe para um propósito definido”.

Enquanto a narração sublime da atividade de criação de Gênesis é insuperável nas histórias de nações antigas, ela tem outra característica notável que a diferencia de qualquer outro documento daquela época. Embora tenha nascido em um dia de precisão pré-científica, exibe uma precisão científica incomum. Albright, um dos arqueólogos mais importantes do mundo, disse que “a ciência moderna não pode melhorá-la. Na verdade, as cosmogonias científicas modernas mostram uma tendência tão desconcertante a ser de curta duração que pode ser seriamente questionada se a ciência ainda alcançou com a história bíblica.”

De uma perspectiva histórica, o Pentateuco é intrigante. Os livros de Moisés não são o registro sistemático da história humana, como essa expressão é tecnicamente empregada; antes, deve ser considerado um tipo específico de história. É a história do esquema de redenção de Deus para a humanidade. Portanto, omite coisas que podem ser de grande interesse para o historiador acadêmico e inclui coisas que podem ser de pouca importância para ele. Como esse tipo especial de registro se desdobra e toca a história, é sem falhas.

Religiosamente, o estudo do Pentateuco é altamente apreciado. Como história redentora, esses documentos inspirados transmitem o caráter e o relacionamento de Deus e do homem. O Criador moldou a humanidade à sua própria imagem, provendo o homem física, social, mental e espiritualmente. Como criaturas de obrigação moral e livre arbítrio, o primeiro homem e a mulher escolheram se rebelar contra Deus (Gênesis 3). Todos os filhos que são intelectualmente responsáveis ​​seguiram seus passos (Romanos 3:23).

O leitor da história sagrada aprende da origem, conseqüências e natureza progressiva do pecado. Da mesma forma, há a esperança de redenção através da semente da mulher (Gn 3:15).

Ao considerar o aspecto messiânico do Pentateuco, existem tanto profecias diretas quanto tipos proféticos. Uma recorda as palavras de Cristo quando afirmou que Moisés “escreveu sobre mim” (João 5:46). O Senhor também declarou: “Todas as coisas devem ser satisfeitas, as quais estão escritas na lei de Moisés, e os profetas e os salmos concernentes a mim” (Lucas 24:44).

Observe as referências proféticas diretas a Cristo: a semente da mulher (Gn 3:15); A semente de Abraão (Gn 22:17); Shiloh de Judá (Gn 49:10; embora haja controvérsias a respeito disso, mesmo entre os estudiosos conservadores); e “o profeta” (Deuteronômio 18:15).

As profecias tipológicas de Cristo que são encontradas no Pentateuco são: Adão (Rm 5: 12ss; 1 Coríntios 15:45), Abel (Hebreus 12:24); Melquisedeque (Gênesis 14:18; Sal. 110; Hb 5: 6,10; 6:20; 7:17); o cordeiro pascal (Êxodo 12; Jo 1:29; 1 Coríntios 5: 7); o bode expiatório (Lv 16: 20-22; cf. Hb 9,10); a novilha vermelha (Nm 19; cf. Hb 9:13); o sumo sacerdote (Hebreus 9: 23-28); e a serpente de bronze (Nm 21; cf. Jo 3:14).

Praticamente, o Pentateuco incorpora verdades eternas para a vida cotidiana. Por exemplo, o relato de José é freqüentemente mais apreciado por seu valor prático do que por seu elo histórico na história de Israel. Um deve ser avisado pela raiva descontrolada de Caim e pela inclinação de Lot para com Sodoma. O encorajamento é encontrado no exemplo de Abraão, que estava “procurando uma cidade cujo construtor e criador é Deus”.

O apóstolo Paulo ensinou que estas coisas foram “escritas para o nosso conhecimento, para que, pela paciência e consolação das escrituras, tenhamos esperança” (Rom. 15: 4). “Agora essas coisas aconteceram a eles por meio de exemplos; e foram escritos para nossa admoestação, a quem são chegados os fins dos séculos ”(1Co 10:11; cf. Rom. 4:12; Heb. 11).

O Pentateuco forma a introdução do plano revelado de Deus para a redenção do homem. De Gênesis a Deuteronômio, o fundamento é colocado para o leitor entender a relação de Deus com o homem, o problema do pecado, o desenvolvimento do plano de Deus em Israel, e a sabedoria redentora de Deus que ele tornou conhecida através da igreja (Ef. 3: 9-11).

A importância desse corpo de literatura divina está incorporada naquelas palavras de Jesus a seus parentes judeus: “Porque se você cresse em Moisés, você acreditaria em mim; porque ele escreveu sobre mim ”(João 5:46).



Você quer aprender mais sobre este assunto?

Você deseja aprofundar-se ainda mais neste assunto e crescer no conhecimento bíblico, teológico e ministerial com bastante profundidade - e de forma muito rápida?

Então aproveite HOJE esta oferta especial que liberamos exclusivamente para você alcançar seu sonho de entender a Bíblia e a Teologia com muito mais profundidade e obter mais autoridade e reconhecimento ministerial.

Se você deseja tornar-se um pastor, líder, pregador, missionário, teólogo, escritor, palestrante, professor da EBD e obreiro cristão com um ministério aprovado e reconhecido, você precisa conhecer agora o novo Curso Avançado de Teologia - ÚLTIMAS VAGAS COM DESCONTO ESPECIAL + BÔNUS!


Eu Quero ser Avançado em Teologia!

 

3 comentários em “Qual a Importância do Pentateuco Para a Bíblia?”

  1. Sempre procuro interpretar os livros que estudo, deixando de lado a interpretação do autor, usando a minha própria interpretação, pois o meio mais fácil, é melhor de se comunicar, espero, esta me reciclando neste maravilhoso curso e do instituto lagos. sou Doutor e mestre porém procuro mais conhecer.

  2. Desculpe se disse não me recordo, só sei que estou , em boas mãos, e sei que vou contribuir a medida do possível embora gosto d estudar sempre sozinho evitando entrar em conflito,como agora.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.